| hmin
Neste domingo, dia 27, 3,8 milhões de eleitores vão escrever mais um capítulo da história de Santa Catarina. Podem fazer de Luiz Henrique da Silveira o 28º governador do Estado, ou elevar Esperidião Amin Helou Filho, que já tem seu nome na lista, à categoria dos homens que chegaram ao governo catarinense por três vezes, a exemplo de Hercílio Luz.
O período republicano da história catarinense começa com Lauro Müller, um filho de imigrantes alemães que chegaram a Itajaí na metade do século 19.
Após a transformação das províncias brasileiras em estados, com a proclamação da República, em 1889, o marechal Deodoro da Fonseca nomeia os prepostos do novo sistema como governadores.
Para Santa Catarina, e por indicação do republicano catarinense Antônio Esteves Júnior, Deodoro escolhe Lauro Müller, aos 26 anos, como primeiro governador do Estado na chamada República Velha.
Além de Lauro Müller, Santa Catarina teve 26 governadores no período republicano, cinco deles por mais de um mandato – Lauro Müller (4), Hercílio Luz (3), Felipe Schmidt (2), Nereu Ramos (2) e Esperidião Amin (2).
De 1889 aos dias atuais, véspera da sexta eleição pelo voto direto após o Regime Militar, foram oito governantes durante a República Velha, três no período federalista, de 1930 a 1935, e 16 na fase da Nova República.
Confira outras informações no especial Eleições 2002.
KARLA SANTOS / DIÁRIO CATARINENSE
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.